057 | The Walking Dead da vida real

Muitos vão falar que eu ‘viajei na maionese’ e outros vão usar até frases rebuscadas e teologias espúrias para me recriminar ou ridicularizar, mas eu não recuarei na minha visão sobre The Walking Dead. É apenas uma forma de pensar, um entendimento acerca do mundo espiritual.

Para quem não sabe, nunca viu ou sequer tem ideia do que eu estou falando, The Walking Dead é um seriado americano, produzido pela produtora AMC e que teve estréia mundial em 31 de Outubro de 2010, virou febre e um sucesso ao redor do mundo, é um seriado de ficção baseado na história em quadrinhos escrita por Robert Kirkman, este drama potente e visceral retrata a vida nos Estados Unidos pós-apocalíptico. Uma doença se espalhou e transformou pessoas em zumbis.

Um grupo de sobreviventes, liderado pelo policial Rick Grimes, segue viajando em busca de uma nova moradia segura e distante dos mortos-vivos. A pressão para permanecerem vivos e lutarem pela sobrevivência faz com que muitos do grupo sejam submetidos às mais profundas formas de crueldade humana. Rick acaba descobrindo que o tão assustador desespero pela subsistência pode ser ainda mais fatal do que os próprios mortos-vivos que os rodeiam. Eles (as hordas de zumbis) se alimentam de carne e sangue dos humanos.

Até aí nada demais, por que como ‘seriado’ é uma obra de fantasia (que não existe na realidade) e apesar de tratar os zumbis como mortos-vivos, esse seriado nada mais é do que uma simples diversão ficcional bem estruturada, com um enredo (história) bem ‘amarrada’, efeitos visuais espetaculares (a maquiagem é um show a parte) e seus atores, em geral, são super talentosos na arte da interpretação.

Somente a presença da gatíssima Lauren Cohan vale assistir TWD. Além de uma bela mulher ela é uma atriz de talento impecável. Se você nunca assistiu o Seriado Law and Order – SVU assista ao episódio de 2013 onde ela interpreta a Jornalista Avery Jordan pois é um show de talento e interpretação. Uma das melhores atuações que eu já vi no show-Business americano.

Voltando ao assunto principal, The Walking Dead me fez visualizar um cenário espiritual, diferente da ficção e me deixou pensativo, pois eu estou falando agora do mundo real.

Na ficção os mortos-vivos atacam, mordem, assustam e matam os sobreviventes que não foram transformados em zumbis, e como já falei, eles (as hordas de zumbis) se alimentam de carne e sangue dos humanos.

Agora eu te convido a fazer um exercício de imaginação e te convido a fechar os olhos e imaginar o seguinte cenário:

Esses ‘zumbis’ seriam no mundo espiritual os demônios do mundo real que ficam querendo atacar, morder, assustar e matar os salvos por Cristo Jesus, ou seja, você e eu. A Bíblia afirma que os demônios vivem ao nosso derredor junto com o diabo, tentando nos tragar, ‘O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar‘ 1 Pedro 5:8. A bíblia afirma que o diabo e seus anjos tem apenas um desejo ‘O ladrão (o diabo) não vem senão a roubar, a matar, e a destruir‘ João 10:10.

Então quando eu fecho os olhos e imagino essa cena do mundo espiritual, mas real, a ficção de The Walking Dead me faz ‘visualizar’ e ter a ideia exata da dimensão (quantidade de zumbis-demônios e a fome feroz pelas almas do salvos) que a bíblia diz existir e como os demônios vivem a procura de quem o possa devorar (tragar), ‘O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar‘ 1 Pedro 5:8. Você consegue acompanhar o meu raciocínio?

The Walking Dead me faz enxergar, imaginar e visualizar os ‘zumbis’ da vida real, mas que vivem no mundo espiritual, e esse enredo de ficção me fez despertar (acordar) para uma realidade monstruosa: Eles vivem (os zumbis, os demônios) à nos rodear no mundo espiritual e real. E não são poucos e vivem com sede de ‘sangue’.

Mas como os personagens da obra de ficção The Walking Dead, eu quero ser como ‘o policial Rick Grimes’ (uma metáfora) e não ter medo dos assustadores demônios pois Rick os ataca e reage com toda a força, e pelo contrario, com as armas espirituais e em nome de Jesus estarei sempre pronto para enfrentar as hordas do mal que lutam contra as nuvens de anjos celestiais que estão ao nosso favor.

É a luta do bem contra o mal. Você consegue acompanhar o meu raciocínio?

Pr. Léo Vilhena
Mais do que uma ‘viagem na maionese’ eu tentei te fazer enxergar o mundo espiritual

admin

Léo Vilhena | Doutor em Teologia | Especializado em Psicologia Pastoral | Especializado em Bases Doutrinárias | Autor de 20 livros publicados | O Blog PPR é um ministério voltado a levar a Mensagem da Cruz, sem falsidades, sem enganos, sem falácias, sem mentiras ou Hipocrisias. Falamos a Verdade com verdade. Levamos o Evangelho a sério.