048 | Existem crentes mais endemoniados que os próprios demônios

Certamente esse é o texto mais difícil que eu já escrevi em 30 anos de editoriais ou livros para sites, blogs, jornais ou revistas.

Quem já é leitor do Blog PPR, conhece a minha história, e por causa dessa bagagem e por que todos os textos antes de serem digitados, eles já nascem na minha mente e no meu coração e apenas ganham formas através das letras que são digitadas, eu posso afirmar sem sombras de dúvidas: É o texto mais difícil que eu já escrevi em 30 anos.

A começar por que eu sei que ele vai ofender muitos crentes (vocês vão entender sobre esse ‘grupinho’ e a quem me refiro), vai irritar muitos crentes do ‘poder’, os chamados ‘pentecostais ou neo-pentecontais’ e vai causar pânico em muitos CRISTÃOS genuínos que freqüentam as igrejas do Oiapoque ao Chuí, por que depois de lerem esse texto, vão olhar para o lado, durante os cultos e vão ficar pensando: ‘Será que ele está endemoniado?’

Vamos à saga para você entender aonde quero chegar.

Logo de saída você tem que entender a respeito de quem a Bíblia chama de ‘crentes’:

‘Crês, tu, na existência de um só Deus? Fazes bem! Até mesmo os demônios crêem e tremem!’ Tiago 2:19.

O Dicionário Aurélio define assim a expressão ‘Crentes’: É uma palavra com origem no termo latino ‘credens’ que significa que ‘aquele que crê’, ou seja, um crente é aquele indivíduo que crê em alguma coisa.

A relação direta que Tiago faz é, ‘até os demônios crêem’, você entendeu?

Você dizer que crê em Jesus Cristo, Deus Pai e no Espírito Santo de Deus, mesmo assim a sua afirmação não quer me dizer nada demais, por que a atitude de Crer até os demônios e até o próprio Diabo crêem, eles têm o poder de Crer e ele crê na existência de Deus, por isso eu nunca gostei dessa expressão ‘crente’, não é assim que se refere a uma pessoa que vive a vida de Jesus, esse é chamado de Cristão, ou seja, é aquele que vive conforme os princípios do Cristianismo, os princípios de Jesus Cristo de Nazaré.

Vamos seguindo a diante…

Já estabelecida a diferença de Crente e Cristão, você tem que compreender que em nossas igrejas existem vários grupos ‘étnicos’: Os crentes, os Cristãos (as verdadeiras ovelhas de Cristo)  Os Bodes (Os falsos crentes, ou como gosto de chamar, Os Fariseus dos tempos modernos).

Os crentes, já expliquei acima quem são eles, mas vamos recapitular, eles têm o poder de Crer e eles crêem na existência de Deus, mas não seguem os princípios do Cristianismo.

Os Cristãos, são todos aqueles que vivem conforme os princípios do Cristianismo, que vivem ardentemente os princípios de Jesus de Nazaré, que entregaram a sua vida à Ele de corpo e alma.

Os Bodes, são os crentes, que fingem ser cristãos e só estão ali para tumultuar, não seguem nenhuma forma de piedade religiosa, para exemplificar e para ficar mais fácil o entendimento, eu diria que eles são a erva daninha no meio do trigo, bodes com cara de ovelhas, os falsos fingindo que são santos.

Compreendendo tudo acima, você pode entender claramente a seguinte afirmação: Os demônios são seres malignos, que vivem no inferno a serviço de satanás e eles podem controlar a mente, alma, coração e o corpo de uma pessoa que não tem Jesus de fato como o seu senhor e salvador, e essa afirmação é corroborada na bíblia, pois em várias passagens ela fala de demônios controlando a vida de pessoas.

São pessoas que são controladas por espíritos malignos, eles entram e passam a dominar e a controlar as ações e até as relações dessas pessoas que se deixaram à mercê desses espíritos.

Eu conheci uma mulher em Cuiabá, Mato Grosso, que descreveu em detalhes uma relação sexual que ela teve na noite anterior em seu quarto. Seus pais confirmaram e descreveram os gemidos e os sons que vinham do quarto da filha deles, como sendo sons provenientes de uma relação sexual. Até esperma em abundância foi visto no lençol da cama daquela moça…

Só que ela estava ‘sozinha’ a noite toda, não havia nenhum outro ser vivo (de carne e osso) naquele quarto, além dela.

Foi à expulsão de demônio mais difícil de toda a minha vida. O quarto dela era todo revestido de imagens pavorosas de demônios e outros símbolos satânicos.

A situação anda tão difícil nas igrejas, que nós vamos expulsar o demônio e sai à pessoa, de tão carregada que o irmão e a irmã estão de espíritos malignos.

No caso de possessão, o problema é a caricatura das manifestações demoníacas, ou seja, as pessoas que freqüentam as igrejas evangélicas acreditam que todas as pessoas que estão endemoniadas têm que apresentar uma manifestação visível, que eu chamo de ‘atuação caricata’ para ficar claro que elas estão possessas de espíritos imundos (demoníacos) e nem sempre é assim que funciona.

Preste atenção no que eu vou te dizer. É muito sério o que eu vou falar agora:

Uma das pessoas que ficou mais carregada de espírito imundo, que ficou completamente endemoniada na face da terra e em toda história da raça humana não há outro relato demoníaco semelhante, ao ponto de trair Jesus Cristo, foi Judas Iscariotes, por que a Bíblia afirma que foi assim que aconteceu:

 

Então Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que fora um dos doze discípulos” Lucas 22:3, repare bem na expressão ‘Satanás entrou em Judas’.

 

Lembra da expressão ‘Atuação caricata‘ que eu usei? Judas Iscariotes não ficou como os ‘endemoniados’ que a gente conhece, muito pelo contrário, ele não mudou a voz, os olhos de Judas não reviraram e a cabeça de Judas não virou 180 graus, ele não ficou com as manifestações visíveis de Poltergeist, ele não apresentou as manifestações típicas que vemos em filmes como ‘O Bebe de Rosemary, Annabelle, Invocação do Mal‘ e todos esses filmes que retratam possessão como sendo apenas manifestações assustadoras...

 

Existem filmes que realmente metem medo na gente, tamanho o grau de susto que surgem nas telonas.

 

Alguns são apavorantes e tenebrosos.

 

Porém o mais assustador é que a Bíblia afirma que Satanás entrou no corpo de Judas (Lucas 22:3) e ele (Judas) saiu tranquilamente e foi trair Jesus vendendo o Cristo por 30 moedas de prata.

 

A Bíblia diz que ele participou da Ceia normalmente (mas já estava com Satanás ao seu derredor, em Opressão), e Judas foi trair Jesus com um beijinho e em momento algum ele pareceu como um demônio de Poltergeist.

 

Ele estava endemoniado, mas andava, falava e agia como uma pessoa ‘normal’ sem levantar suspeitas.

 

Depois que Satanás entrou em Judas, ele não revirou os olhos, ele não falou com uma voz ameaçadora e aterrorizante, ele não espumou pelo canto da boca, ele não ficou agitado e nem se apresentou com uma força incontrolável, ele apenas saiu e agiu normalmente.

Ele saiu e foi vender (trair) Jesus e só fez isso por que Satanás entrou e dominou a mente, corpo e alma de Judas.

Possessão demoníaca não é somente aparentar fenômenos sobrenaturais e horripilantes, isso é coisa de filme de Poltergeist, a possessão demoníaca também está manifesta nas intenções do coração, pois quando satanás domina o corpo, mente, alma e coração de qualquer pessoa, essa pessoa torna-se ‘o fruto do mal’ e ela vem para ‘roubar, matar e destruir’, essa é a função de Satanás e de seus endemoniados filhotes, causar divisão na igreja, causar divisão no corpo de Cristo, destruir vidas, famílias, casamentos e igrejas.

Judas não apresentou nenhuma manifestação sobrenatural típica dos filmes de terror, antes, andava no meio da igreja como outra pessoa qualquer. Isso lhe parece familiar?

 

Em nossas igrejas existem muitos endemoniados que Satanás domina a mente e o coração, mas no campo da visão física, eles parecem profundamente normais, até confundem-se com gente normal, mas em seus corações só querem o mal, as suas intenções são as de traições, roubos, mentiras, intrigas, inimizades, porfias…

 

Você até pode me perguntar: ‘Como descobrir se uma pessoa esta endemoniada?’

Repare bem, pelas suas ações, se elas são destrutivas, essas criaturas do mal passar a ter ações que querem causar divisões, causar intrigas e maldades, não consegue viver sem fomentar o ódio, se afaste de pessoas assim.

 

Quem diz isso é Paulo em I Tessalonicenses 5:22 ‘Afastem-se de toda forma de mal.’ Toda a forma de mal, inclui também, pessoas que são maldosas.

 

Se afaste de quem vive falando mal do seu irmão na igreja, por que certamente essa pessoa esta cheia de demônios por que esta pervertendo a ordenança de Deus quando diz ‘Não Julgueis’:

 

‘Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está agindo como juiz.’ Tiago 4:11.

 

Quem contraria a ordem de Deus que ordena ‘Não julgueis’ está servindo ao Diabo, por que só existem dois caminhos e dois senhores:

 

Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (Diabo)” Mateus 6:24, não existe uma terceira opção.

 

Repare bem que não é um pedido de Jesus, é uma ordem direta: ‘Não julgueis’.

 

Se afaste daqueles que criam divisões nas igrejas, que estão empenhados em fazer o mal e falar mal dos irmãos, por que eles estão cheios de demônios:

Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos”. Provérbios 6:16-19. 

Quem semeia contenda (confusão) entre os irmãos, está cheio de demônios e Deus abomina uma pessoa que age assim.

Então você pode me perguntar: ‘Mas pastor, crente pode ficar endemoniado?

Eu te responderei com um sonoro SIM, crentes podem ficar endemoniados, mas os CRISTÃOS GENUÍNOS NÃO, por que a Bíblia diz que ‘O maligno não o pode tocar’, 1 João 5:18, ou seja, se não pode tocar em um cristão o diabo também não pode entrar (invadir, possuir, possessão) seu coração, alma corpo e espírito, por que ele é nascido de Deus, e quem é nascido de Deus, Ele o guarda e o maligno não o toca.

 

E se você tentar argumentar: ‘Mas Pedro estava possesso, Jesus disse, arreda satanás’.

 

Eu te farei uma pergunta: Em que parte da bíblia diz que Pedro estava possesso? Me diga onde está somente um versículo da bíblia que afirme que Pedro estava possesso de um espírito imundo… Cadê? Não existe.

Pedro não estava possesso, Pedro foi influenciado por um espírito maligno que sussurrou aos ouvidos de Pedro para ele dizer uma frase infeliz contra Jesus e o Cristo foi direto na fonte daquela opressão demoníaca (Opressão é de fora para dentro), ou seja, um espírito que estava fora de Pedro sussurrou aos ouvidos de Pedro, o que é bem  diferente de possessão (que é de dentro para fora). Ficou claro?

 

Por isso que eu afirmo que na minha caminhada de mais de 30 anos de ministério, tenho visto pelas igrejas por onde eu prego, visito ou até daquelas que fui membro e pastor, tenho visto que existem crentes mais endemoniados que os próprios demônios.

 

As possessões estão muito mais nos corações e intenções, do que nas manifestações.

Às vezes ‘o seu irmão ou a sua irmã’ que fala com voz mansa, tem cara compungida e até parece que tem atitudes de piedade (santas), na verdade são pessoas malignas e estão cheias de demônios, pois no coração e nas atitudes (escondidas ou secretas) só planejam o mal.

 

Exemplo na bíblia?

 

Então, deixaria o meu povo e me apartaria dele, porque todos eles são adúlteros, são um bando de traidores; 3 curvam a língua, como se fosse o seu arco, para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade, porque avançam de malícia em malícia e não me conhecem, diz o SENHOR. Guardai-vos cada um do seu amigo e de irmão nenhum vos fieis; porque todo irmão não faz mais do que enganar, e todo amigo anda caluniando. Cada um zomba do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a proferir mentiras; cansam-se de praticar a iniqüidade. Vivem no meio da falsidade; pela falsidade recusam conhecer-me, diz o SENHOR‘ Jeremias 9:2-6.

 

Esse é o cenário de um ser endemoniado.

 

Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor te livre do mal, e acima de tudo, que o Senhor te livre dos ‘irmãos’ que estão mais carregados do que os próprios demônios.

 

 

 

Pr. Léo Vilhena
Doutor em Teologia
Especialização em Bases Doutrinárias


 

admin

Léo Vilhena | Doutor em Teologia | Especializado em Psicologia Pastoral | Especializado em Bases Doutrinárias | Autor de 20 livros publicados | O Blog PPR é um ministério voltado a levar a Mensagem da Cruz, sem falsidades, sem enganos, sem falácias, sem mentiras ou Hipocrisias. Falamos a Verdade com verdade. Levamos o Evangelho a sério.