037 | Você não é melhor do que ninguém

O que eu tenho percebido nessa jornada de 48 anos de vida é que a maldade humana tem se multiplicado, como a bíblia afirma que nos finais dos tempos isso ocorreria, que a frieza tem congelado o coração do homem (gênero), como a bíblia afirma que nos finais dos tempos isso ocorreria mas também que a altivez e arrogância de certos seres humanos tem piorado com o passar do tempo.

Existem certas pessoas que se acham melhores do que as outras por causa da sua ‘prosperidade’ financeira e até de  uma certa ‘prosperidade’ profissional, que é espúria e passageira.

Esta certeza me veio ao coração na tarde de ontem. Eu estava na podóloga, desencravando uma unha que tem me dado muito trabalho, e naquele ambiente ‘feminino’ (digo isso por que naquele momento só haviam mulheres na clínica) eu ouvia histórias monstruosas de arrogâncias.

Porém uma me chamou mais a atenção.

Certa empresária dizia com a maior cara de pau, enquanto estava sendo atendida, que a sua loja estava prosperando a tal ponto que ela iria abrir uma outra filial do seu empreendimento… Até aí nada demais…

Mas logo começaram as arrogâncias: Ela comparou a sua ‘explosão’ empresarial à da sua vizinha, que era uma micro-empresária a mais de 10 anos e não havia conquistado a ‘independência financeira’ que ela, com menos de 1 ano de atividade, já havia conquistado… E concluiu assim a sua narrativa:

– ‘Eu não tenho paciência para essas mulheres burras que não sabem crescer, investir e aumentar os seus negócios, eu não tenho paciência para esse ‘povinho’ daqui do interior que não tem estudo como eu tenho…’

Foram exatamente essas as palavras da ‘empresária de sucesso’. Quando ela falou ‘povinho do interior’ ela estava generalizando até mesmo todas as mulheres e o ‘bendito fruto’ que estavam naquele ambiente. Ela desprezou a todos. A arrogância deixou ela cega durante todo o discurso diabólico que ela vomitava.

Eu não vou dizer o que eu acho, de foro íntimo, acerca de tudo o que ela falou pois certamente eu teria muitos ‘ex-leitores’ que sentiriam-se escandalizados com o que eu diria… Imagina se soubessem o que eu penso acerca de uma mulher como aquela… Nem daqui a 300 anos iriam ler os meus textos.

Eu só vou te dizer uma coisa: A bíblia é muito clara quando afirma “…pois tudo vem de ti, e nós somente devolvemos o que já era teu”, 1 Crônicas 29:14, e quem disse isso foi o Rei Davi, ou seja, um dos maiores ícones da fé cristã rendeu-se à certeza de que tudo o que conquistamos, tudo o que temos e tudo que recebemos vem do Senhor, e nada é atribuído a nós, nada vem de nós mesmos, tudo vem de Deus.

O dicionário define TUDO como pronome indefinido e significa ‘a totalidade das coisas‘ e TUDO em inglês significa ‘a essência das coisas”, ou seja, TUDO (redundância) que está à sua volta. Tudo é todas as coisas.

Se voltarmos 2 versículos anteriores desse mesmo capítulo 29 do livro das Crônicas leremos o seguinte: ‘E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo. Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória.’ 1 Crônicas 29:12,13

Se TUDO vem dEle, como podemos dizer que alguma coisa vem de nós mesmos? Devemos louvar e engrandecer àquele que nos concede TUDO.

Até a recompensa do seu trabalho e do seu esforço vem do Senhor, nós não conquistamos nada, pois tudo vem dEle… Por isso eu não consigo admitir a arrogância de quem quer que seja, vomitando uma pretensa ‘satisfação empresarial’, assim, humilhando os outros e arvorando-se de ser melhor que a sua vizinha.

Quando aquela hipócrita mentirosa saiu da clínica, o que mais se ouvia eram as mesmas ‘ouvintes’ daquele discurso ufanista dizendo: ‘Como ela é arrogante, não suporto essa mulher.’

Esperaram ela ir embora para detonarem à sua arrogância. Eu continuei calado como estava.

Meus amados: Ninguém é melhor do que ninguém, alguns podem ter uma condição financeira melhor do que as outras, mas nem isso te faz ser melhor do que ninguém… Nem estudos, famas ou ‘status’ te faz ser melhor do que teu vizinho, e só para te lembrar: O pecado de satanás, que fez ele ser expulso do céu, foi ser arrogante achando que era melhor do que Deus.

Vamos guardar no coração o que Paulo diz em Romanos 12:3 ‘Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.

Pare, pense e reflita.

Pr. Léo Vilhena

admin

Léo Vilhena | Doutor em Teologia | Especializado em Psicologia Pastoral | Especializado em Bases Doutrinárias | Autor de 20 livros publicados | O Blog PPR é um ministério voltado a levar a Mensagem da Cruz, sem falsidades, sem enganos, sem falácias, sem mentiras ou Hipocrisias. Falamos a Verdade com verdade. Levamos o Evangelho a sério.