024 | Não te deixes vencer do mal

Paulo faz uma seríssima advertência em Romanos e através dos séculos exegetas, teólogos e cristão de um modo geral, tem feito uma leitura equivocada de Romanos 12:17-21. Deixar Deus ser o teu vingador não é sinônimo de que você é um bobo que deve ser passado para trás (enganado), pelo contrário, você é inteligente suficiente para compreender o recado de Deus:

A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver (depender) de vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmo amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal mas vence o mal com o bem.‘ Romanos 12:17-21

O apóstolo nos ensina na epístola aos Romanos que não vale a pena retribuir e vingar-se do mal que fizeram a você, ele é claro e enfático nessa afirmação, antes, deixe que Deus seja o teu ‘vingador’ deixe Ele retribuir contra o teu inimigo o mal que foi feito contra você.

Deixe que Ele responda por você, deixe que Ele faça as suas justificativas pois a Palavra de Deus é viva, eficaz, forte e poderosa. Quando depender de vós haja paz na terra, se o teu inimigo estiver em apuros não encolha a sua mão, antes, estende a ele a ajuda que se fizer necessária.

Isso não é atitude de um bobo ou de um tolo que vai ser ‘passado para trás’, mas é uma atitude de alguém que é sábio e está pronto para perdoar, pronto para ouvir e tardio em irar-se, você estará cumprindo em sua vida os mandamentos do Apóstolo Paulo.

Em nenhuma hipótese você estará ‘passando recibo’ de ‘otário’ ou de um ‘imbecil’, mas você esta dizendo ao seu inimigo, ao diabo e ao mundo que ‘maior é o que está em nós do que o que está no mundo‘ por isso eu posso vencer o mal com o bem, por isso eu devo lutar diariamente contra minhas próprias reações intempestivas de vingança e eu devo deixar que o justo juiz e o verdadeiro vingador, retribua o mal que fizeram a mim, pois Ele diz que ‘Minha é a vingança; recompensarei, diz o Senhor’.

Léo Vilhena
Doutor em Teologia
Especializado em Psicologia Pastoral
Especializado em Bases Doutrinárias

admin

Léo Vilhena | Doutor em Teologia | Especializado em Psicologia Pastoral | Especializado em Bases Doutrinárias | Autor de 20 livros publicados | O Blog PPR é um ministério voltado a levar a Mensagem da Cruz, sem falsidades, sem enganos, sem falácias, sem mentiras ou Hipocrisias. Falamos a Verdade com verdade. Levamos o Evangelho a sério.