017 | Mesmo que amigos me traiam

Essa frase não é minha, faz parte da canção ‘Ainda que a figueira‘ do fenomenal Fernandinho, um dos maiores cantores evangélicos de todos os tempos.

Ela fala de uma realidade dura e cruel mas ela é mais ‘normal’ do que imagina a vã filosofia. Traições não se resumem a marido ou mulher, esposa ou esposo e nem tem como mensurar o tamanho da dor que é causada por essa nefasta atitude, traição é dolorosa em qualquer nível. Não dói mais ou menos em cada um, a dor é profunda para todos os envolvidos nessa rede de traição.

Mas eu vim falar da traição entre amigos, a forma mais tirana e demoníaca dos nossos dias. Em muito ultrapassou as traições conjugais. Amigos contra amigos é mais comum e mais volumosa do que a areia do mar. Mas a Bíblia já havia alertado para essa ‘onda’ de traições, e nós é que não percebemos. Repare bem:

1 – “Cuidado com os seus amigos, não confie em seus parentes. Porque cada parente é um enganador, e cada amigo um caluniador. Amigo engana amigo, ninguém fala a verdade. Eles treinaram a língua para mentir; e, sendo perversos, eles se cansam demais para se converterem.” Jeremias 9:4,5

2 – “Guardai-vos cada um do seu próximo, e de irmão nenhum vos fieis; porque todo o irmão não faz mais do que enganar, e todo o próximo anda caluniando.” Jeremias 9:4, em outra tradução.

3 – “Não confieis nos vizinhos, tampouco acreditais nos amigos. Tende todo cuidado com o que dizeis e partilhais com aquela que te abraça!” Miqueias 7:5

4 – “Porque cometeram loucura em Israel: adulteraram com as mulheres de seus amigos e em meu nome falaram mentiras, que eu não ordenei que falassem. Mas eu estou sabendo; sou testemunha disso’, declara o Senhor.” Jeremias 29:23.

5 – “Todos os seus amigos a traíram; tornaram-se seus inimigos.” Lamentações 1:2b.

6 – Nem preciso falar do ‘amigo’ que traiu Jesus, certo? Comia do pão, abraçava Jesus, beijava Jesus, naquela noite jantou com Jesus e mesmo assim o traiu.

O traidor pode estar à mesa com você, pode ter acesso a sua casa, por isso eu tenho MUITO cuidado com quem eu chamo de ‘amigo’ e até quem tem acesso e entra na minha casa, eu tenho cuidado, não é qualquer um que entra na minha ‘intimidade’. Vivemos dias de profundas traições…

Quem me disse isso a 20 anos atrás foi o Apóstolo Ezequiel Teixeira, do Projeto Vida Nova de Irajá, e eu confesso, quando ele me disse isso em 1999, eu achava que ele estava exagerando… Mas ele mostrou-se um visionário: Há 20 anos atrás ele já dizia ‘Léo, cuidado com quem entra na sua casa‘ e eu gostaria de falar pra ele ‘Paizão, você estava certo“. Ele foi meu pastor durante 10 anos no 602 (o povo antigo que me segue a décadas, entenderá essa referência).

Por isso: Cuidado com quem você chama de amigo, cuidado com quem você proporciona o acesso à sua intimidade, cuidado para quem você conta os seus sonhos, segredos e pesadelos.

Ultimamente, os meus planos eu conto para Deus e depois de realizados, ponho nos ‘classificados’. Ultimamente, os meus segredos eu só conto para Jesus, e depois disso, não conto para mais ninguém. Ultimamente, os meus pesadelos eu só conto para o Espírito Santo e peço a Ele ajuda e socorro. Só a Trindade para me salvar.

Cuidado. Pare, Pense e Reflita.

Léo Vilhena
Doutor em Teologia
Especializado em Psicologia Pastoral
Especializado em Bases Doutrinárias

admin

Léo Vilhena | Doutor em Teologia | Especializado em Psicologia Pastoral | Especializado em Bases Doutrinárias | Autor de 20 livros publicados | O Blog PPR é um ministério voltado a levar a Mensagem da Cruz, sem falsidades, sem enganos, sem falácias, sem mentiras ou Hipocrisias. Falamos a Verdade com verdade. Levamos o Evangelho a sério.