005 | As aparências enganam… Pode ser ‘à vista’

Meu pai trabalhou por 20 anos numa sapataria na cidade de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, e me contou certa vez que a comissão que ele recebeu em apenas um dia de trabalho, valia para o mês inteiro. Era véspera de Natal de 1986.

Haviam 10 vendedores naquela loja do calçadão de Nova Iguaçu e quando um cliente entrava na loja, havia uma ‘fila’ ordenada dos vendedores, ou seja, um a um se revezavam cada vez que entrava um cliente.

Bem na hora do almoço, entrou na loja uma senhora ‘mal vestida, roupa parecendo surrada de tanto uso e andando com dificuldade’. A vez era de outro vendedor, mas quando ele viu essa cena, disse para o Seu Roberto, meu pai: ‘Pode ir na minha frente, essa senhora eu não vou atender‘.

Meu pai, educadamente atendeu aquela senhora, serviu café e água… Ela sentou em uma das cadeiras da loja, tirou um papel de uma bolsa bem antiga e disse para o meu pai:

– ‘Eu sou a responsável por um asilo de idosos e crianças abandonadas pelos seus pais. Eu quero calçados e sandálias na quantidade dessa lista e com essas numerações‘, disse a simpática velhinha.

Foram 250 sapatos e sandálias, e na hora de pagar a senhora mostrou o seu cartão de crédito e meu pai perguntou:

– ‘A senhora vai fazer em quantas vezes?

Ela olhou amavelmente para o meu pai e disse:

– ‘Pode ser à vista, meu filho‘.

O choque maior não foi do meu pai, mas daquele vendedor que desprezou a senhora e não quis atendê-la. Esse mesmo vendedor depois chegou para o meu pai e exigiu metade da comissão, ‘afinal’ ele liberou aquela cliente.

Meu pai, com muita calma, respondeu assim:

‘Eu até podia dividir com você, mas não farei isso, pois você desprezou e escarneceu daquela senhora mal arrumada, isso vai ficar como lição para você: Nunca despreze o teu próximo, ainda mais, quem você não conhece.’

Léo Vilhena
Doutor em Teologia
Especializado em Psicologia Pastoral
Especializado em Bases Doutrinárias

admin

Léo Vilhena | Doutor em Teologia | Especializado em Psicologia Pastoral | Especializado em Bases Doutrinárias | Autor de 20 livros publicados | O Blog PPR é um ministério voltado a levar a Mensagem da Cruz, sem falsidades, sem enganos, sem falácias, sem mentiras ou Hipocrisias. Falamos a Verdade com verdade. Levamos o Evangelho a sério.